segunda-feira, 14 de março de 2011

Símbolos oficiais

A cidade fundada em 8 de dezembro de 1911. Tem como símbolos oficiais sua bandeira e seu brasão:


Bandeira


Bandeira de Birigui: slogan: "LABOR OMNIA VINCIT" (O Trabalho a Tudo Vence).

A bandeira de Birigüi foi instituída em 1954, por meio da lei 258. Ela é apresentada por um campo amarelo, cortado à esquerda por uma faixa verde em sentido vertical, com três listras que atravessam o campo amarelo na parte central no sentido horizontal. O verde e o amarelo representam as cores da Bandeira Nacional.

As três listras (preta, branca e vermelha) são representações das cores da Bandeira do Estado de São Paulo. Sobre as listras, está o brasão de armas de Birigüi.

A confecção e o uso da bandeira municipal estão sujeitos a uma série de regras, especificadas na lei municipal 3.118. A bandeira em tecido pode ser confeccionada em cinco tipos de diferentes, onde variam o tamanho do módulo e a largura do pano.

Para o cálculo das dimensões da bandeira, deve-se tomar como base a largura desejada e dividi-la em 14 partes iguais. O comprimento da bandeira será de 20 módulos, sendo o campo amarelo com 16 módulos. As listras terão um módulo cada e a faixa verde, em quatro módulos.

Há também regras para apresentação e uso da bandeira. Ela pode ser hasteada em todos os lugares "onde se assegure o devido respeito".


Brasão



O Brasão de armas de Birigüi foi instituído pela lei nº 258, de 7 de dezembro de 1954. Suas normas foram determinadas na lei 3.118, de 20 de abril de 1994.

O brasão é dividido em quatro partes: o escudo, a coroa mural, os suportes e o listel (fita).

O escudo é a parte principal do brasão. Possui um contorno clássico do tipo flamengo-ibérico (também chamado de escudo português) usado tradicionalmente pelos demais municípios, lembrando a origem portuguesa. Conta ainda com um campo em prata, que simboliza a amizade, eqüidade, justiça, inocência e pureza.

O escudo possui na parte de cima uma concha, com uma pérola em seu interior, numa alusão do cognome "Cidade Pérola". Na parte de baixo, brotam um ramo de café e outro de algodão, que contornam o escudo. Eles representam dois produtos agrícolas importantes no desenvolvimento da cidade.

Há ainda a representação de uma fábrica, com três chaminés fumegantes, numa alusão às indústrias de Birigüi. Sobrepondo a fábrica, há um caduceu de ouro (um bastão no qual se enrolam duas serpentes que se defrontam, emcimado por duas asas abertas, em posição que suas partes superiores formem um arco), que representa o comércio. As asas representam a figura mitológica que Apolo deu a Mercúrio, usada como símbolo de intercâmbio comercial, mas que simbolizam também a paz e a amizade.

O bastão é o emblema do poder, a serpente o da prudência. O caduceu representa a agudeza e prudência necessárias à eloqüência. No escudo, há ainda três faixas ondeadas na cor azul, separadas por quatro faixas brancas menores, que simbolizam o rio Tietê.

Em cima do escudo, há a coroa mural, com oito torres de prata - porém só cinco são visíveis. As torres são o símbolo que identifica o brasão de domínio, sendo oito o número de torres que qualifica o município, sede de comarca.

O escudo tem como suportes um laço de fitas, formando o pé do brasão, com as cores verde e ouro (cores nacionais) e preto e branco (cores do Estado). Já o listel de cor vermelha fica logo abaixo ao laço de fitas e traz escrito em letras de cor prata a divisa "LABOR OMNIA VINCIT" (O Trabalho a Tudo Vence). A elaboração do brasão obedece a uma série de medidas e padrões determinadas na lei 3.118.


Fonte: www.wikipedia.com

Um comentário: